3 atividades para fazer com os filhos em casa

Depois de um longo período de isolamento social devido ao COVID-19 já ficou mais do que evidente que manter as crianças entretidas dentro de casa é um desafio e tanto. Mas, quando as férias escolares chegam, nem sempre podemos conciliá-la com uma pausa no trabalho. O que significa ter que equilibrar a rotina para gastar a energia das crianças enquanto os compromissos do dia a dia continuam aí.

​Mas como entreter crianças não é uma tarefa nada fácil, nós da WelHome trouxemos mais uma série de dicas para ajudar a manter a criançada ocupada e bem longe do tédio. Então, se você quer saber o que fazer nas férias escolares com as crianças, continue lendo e programe-se para curtir com seus filhos e manter o tempo juntos muito mais criativo e prazeroso possível.

​Afinal, com a rotina seguindo normalmente e as crianças em casa é fundamental ter um bom planejamento para evitar que esse período, que tem tudo pra ser divertido, se torne um caos absoluto. Por isso, antes de testar nossas dicas é importante que você tire um tempo para planejar as atividades para atender tanto às necessidades das crianças, quanto a de toda família. 

​Crie um cronograma e combine com seus filhos os períodos de café, trabalho, almoço e intervalos, para que eles saibam quando terão atividades para realizar e também possam criar autonomia em casa.

Sabendo da organização necessária é hora de pensar nas atividades extras que possam ser realizadas com os filhos em casa, sem a necessidade de mudar toda a rotina do lar.  Anote as dicas e depois compartilhe com a gente como foi sua experiência!

  • Garanta que as crianças estejam envolvidas nas responsabilidades da casa

    Ajudar a arrumar a mesa para o almoço, lavar a louça, organizar e guardar os brinquedos, separar as roupas sujas para lavar…são tarefas simples, mas que possuem um efeito extremamente positivo no desenvolvimento das crianças. Afinal, estimular seus filhos a contribuírem com a manutenção da casa gera uma noção de realidade e também auxilia diretamente na construção da autonomia deles.

    Por isso, delegue responsabilidades para cada membro da família e incentive os pequenos a se comprometerem com isso por meio de recompensas e reconhecimento. Por exemplo, determine pontos para as atividades e depois defina bônus para um número específico de pontos. 

    Assim, quem realizar com mais frequência e qualidade as atividades pode trocar por recompensas como assistir um filme no cinema ou simplesmente ter 1 dia de folga dessas responsabilidades.

pexels-cottonbro-7086368
  • Defina um dia para cozinhar com as crianças
    No post anterior nós falamos sobre o quanto realizar atividades “de adulto” trazem mais autoconfiança para as crianças e agora é a hora de falar sobre o quanto definir um dia para cozinhar em conjunto com as crianças em casa pode ser benéfico para toda a família.

    A culinária é uma excelente opção para se divertir com as crianças enquanto mostra a elas o valor dos alimentos e da colaboração. Afinal, cozinhar é sempre um momento de colaboração e aprendizados, já que nem todas as receitas sairão como planejado. 

    Considere um dia fixo para cozinhar com as crianças e perceba o quanto essa prática também é capaz de estreitar a relação entre toda a família. 

pexels-elina-fairytale-3807315


  • Crie um momento em família

    Mesmo aplicando todas as ideias você verá que não é possível entreter e divertir seus filhos apenas com atividades e cuidados com a casa. Por isso, separar um momento em família será importante para ir além da convivência do dia a dia, afinal apesar de você e seus filhos estarem na mesma casa, parte desse tempo não é aproveitado em conjunto.

    Por isso, defina uma rotina onde todos os celulares devem ser deixados de lado e há um compromisso em família já definido, como assistir um filme com pipoca, brincar ou até mesmo jogar um jogo de tabuleiro com a família toda reunida.

    Para ajudar nessa missão, inclua as crianças na organização dessa rotina, crie uma caixinha de atividades para família e peça para que seus filhos escrevam todas as coisas que têm vontade de fazer, mas que a rotina corrida acaba não permitindo. Assim, sempre que for o dia do “momento em família”, vocês podem escolher juntos qual atividade realizar.

    Lembre-se: as crianças se sentem ainda mais motivadas quando estão envolvidas, por isso para que as atividades sejam um sucesso aí na sua casa é fundamental fazer com que elas se sintam parte de toda organização.

    pexels-alena-darmel-7322019

Curtiu as dicas? Lembre-se de favoritar nosso blog para não perder nenhuma novidade.

No próximo post traremos sugestões de homes para aproveitar as férias escolares viajando com as crianças!