Jogos antigos para reunir a família nas férias escolares

 

 ​Quem nunca sentiu saudades das brincadeiras de infância não é mesmo? E o momento das férias escolares com os filhos pode ser uma excelente oportunidade para viver essa nostalgia e ainda dividir com as crianças essas memórias.

​Pensando na simplicidade das brincadeiras antigas e também na tentativa de férias longe das telas, nós da WelHome fizemos uma lista com alguns jogos antigos para reunir toda a família e garantir a diversão da criançada neste período de descanso e tranquilidade longe da escola. Afinal, jogos e brincadeiras antigas se tornam ainda mais divertidos quando realizados em família. 

​É hora de relembrar e se divertir com seus filhos! Anote nossas dicas, as reproduza em casa e depois compartilhe com a gente sua experiência.

  1. Amarelinha

Quem nunca brincou de amarelinha não é mesmo? Uma atividade clássica e que agrada crianças de todas as idades e o melhor, é muito simples de fazer. Em um espaço externo da casa risque o chão com giz e desenhe as 10 casas numeradas.

Reúna as crianças e explique a dinâmica do jogo, onde há casas para pular de 1 pé só e casas para pular com os 2 pés. Além de estimular o desenvolvimento das habilidades e coordenação motora, essa atividade vai ajudar nos dias em que as crianças estão com a energia lá em cima.

  1. Queimada

Como é uma atividade que precisa de mais gente reunida, esse é um excelente jogo para convidar os amiguinhos e reunir a garotada em casa. Aproveite um espaço externo da casa ou leve as crianças em um parque, divida-as em 2 times e explique as regras onde cada time precisa acertar o adversário divididos em dois espaços diferentes, frente a frente.

A diversão é garantida e esse jogo ainda proporciona muito movimento corporal como correr, saltar e arremessar, o que é excelente para sair da rotina e gastar toda energia acumulada.

  1. STOP

Ao contrário das duas primeiras sugestões de jogos, o Stop é uma atividade que exige apenas papel, criatividade e poucos movimentos. O objetivo é preencher todos os temas de acordo com a letra escolhida em cada rodada. Vence quem acumular mais pontos! 

Como é um jogo que exige atenção, agilidade e conhecimento, o Stop é uma excelente forma de estimular as crianças a buscarem informações sobre cidades, filmes e conhecimentos gerais. Ou seja: muita diversão e conhecimento!

  1. Bolinhas de sabão

Mesmo no inverno as crianças adoram brincadeiras que envolvem água, por isso fazer bolinhas de sabão é tão simples quanto divertido para elas. Basta um copo com um pouco de água, detergente e um canudinho e a brincadeira está garantida.

E por mais que pareça apenas uma atividade simples para passar o tempo, brincar de fazer bolinhas de sabão ainda ajuda no controle do diafragma e na respiração das crianças. 

Incrível né?

Além desses jogos antigos, existem diversas outras brincadeiras e atividades divertidas para realizar com as crianças e você pode conferir mais conteúdos sobre o que fazer nas férias escolares das crianças aqui no nosso blog.

Curtiu as dicas e tem mais ideias para contribuir?  Deixe nos comentários do artigo os jogos antigos favoritos da sua família! Lembre-se de salvar nosso blog nos seus favoritos para não perder nenhuma novidade.

 

E boas férias!