O que fazer nas férias escolares com as crianças

As Férias Escolares já estão aí e muitos pais e responsáveis se dividem entre a felicidade de finalmente ter um tempo de qualidade com as crianças e o desespero de não saber como entretê-las por tanto tempo. Afinal, se você está lendo este artigo é porque está procurando o que fazer com as crianças nas férias escolares, não é mesmo?! E é exatamente nisso que nós da WelHome vamos te ajudar! 

​Antes de tudo é importante compreender que as férias são o período mais aguardado pelos pequenos que, finalmente, terão um tempo livre das obrigações e também da rotina cansativa de acordar cedo, estudar e fazer as lições de casa. E, sendo um momento esperado, é também aquele período onde as crianças têm energia de sobra.

Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria, a APP, esse período de descanso é fundamental para o desenvolvimento das crianças no que diz respeito a sua socialização. Estar de férias é importante para que as crianças possam absorver melhor as informações, o que afeta diretamente no seu aprendizado e crescimento. Ou seja, ficar só nas telas não é a melhor opção para esse momento, não é mesmo?

Mas agora que você já sabe disso tudo, como contribuir para que esse período seja realmente produtivo e divertido para as crianças? Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas para você se programar e realizar com seus filhos e toda a família, bem longe das telas e da rotina.

Vamos lá?

  • Invista em atividades divertidas e que façam parte da rotina da casa

    Quando envolvemos as crianças nos processos da casa, como o cuidado com o jardim, as brincadeiras frequentes com os pets e até mesmo cozinhar, elas se sentem mais motivadas e criativas e podem te surpreender com suas habilidades.

    Por isso, pense em atividades como, por exemplo, seguir a receita de um bolo do início ao fim, auxiliando seu filho nas etapas mais difíceis, mas oferecendo a ele mais autonomia. O resultado será uma explosão de felicidade, já que realizar uma “atividade de adulto” pode contribuir com a autoconfiança dos pequenos.

pexels-алекке-блажин-8353277
  • Use e abuse dos quebra-cabeças
    Além de ser uma atividade coletiva que reúne toda a família, os quebra-cabeças contribuem para o exercício da memória visual, ajudam no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e contribuem com a autoestima das crianças. Por isso, escolha um tema favorito e reúna a família nesta missão que pode durar dias
pexels-karolina-grabowska-6275015

  • Cuidar do jardim ou das plantas da casa

    Se você possui um ambiente externo ou mesmo muitas plantas pela casa esse é o momento perfeito para incluir as crianças nos cuidados de jardinagem. Vale tudo: regar as plantinhas, replantar flores que precisam ser trocadas de vaso e até mesmo começar um projeto de horta com elas.

pexels-allan-mas-5624239

  • Use os livros infantis e organize uma contação de histórias

    Livros são uma excelente oportunidade para estimular o aprendizado e a imaginação sem sair de casa e sem fazer muito esforço. Eles estão a um passo na estante e podem ser uma excelente alternativa para reunir as crianças e organizar uma contação de histórias.

pexels-ksenia-chernaya-7295865
  • Jogos de tabuleiro que nunca saem de moda
    Não importa se você foi uma criança nos anos 80, 90 e seus filhos já nasceram com o celular, os jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a interação. Ou seja, nada de ficar com o olho na tela, os jogos pedem atenção e agilidade. Além de ser um passatempo que agrada a todas as idades!

pexels-alex-green-5692642

 

Independente da atividade escolhida, o importante é conseguir ficar pertinho dos filhos e deixar um pouco de lado a correria do dia a dia. Afinal, ter um tempo de qualidade com as crianças fortalece os laços e contribui com a conexão da família. 

Gostou das ideias? Deixe nosso blog salvo nos favoritos do seu navegador e continue acompanhando. Nos próximos posts traremos mais ideias de atividades para aproveitar com as crianças em casa, além de claro dicas de viagens para curtir as férias escolares em uma das nossas homes.

 

Fique ligado e não perca!